6 mins read

Quem já teve bronquiolite pode ter novamente?

Quem já pegou bronquiolite pega de novo?

No entanto, outro vírus respiratório, como o adenovírus, por exemplo, pode também ser o microrganismo causador. Por isso, crianças que já tiveram bronquiolite por um agente infeccioso específico pode ter de novo por outro.

É possível pegar bronquiolite mais de uma vez?

É possível se infectar com o Vírus sincicial respiratório mais de uma vez, porém, em geral, as infecções subsequentes são mais brandas que a infecção inicial, principalmente nas crianças mais velhas. Os principais fatores de risco para desenvolver bronquiolite são: Prematuridade. Baixo peso ao nascer.

Quais seqüelas a bronquiolite deixa?

Os casos mais graves desenvolvem, ao longo do tempo, doença pulmonar obstrutiva crônica e complicações cardíacas.
Em cache

Como saber se a bronquiolite está curada?

Na maioria dos casos, a bronquiolite resolve-se sozinha e o seu bebé irá sentir-se melhor em poucos dias, mas há casos que requerem internamento.

O que fazer para o bebê não pegar bronquiolite?

"Preferencialmente, não só as mães e bebês devem estar com as mãos lavadas, mas a população em geral para evitar a transmissão de vírus respiratórios", esclareceu. Os pais também devem evitar levar as crianças para locais com aglomeração de pessoas, como shoppings, já que a circulação dos vírus é maior.

Como evitar que o bebê tenha bronquiolite?

Dicas para evitar a bronquiolite:

Evite o contato com pessoas gripadas. Dicas para ficar atento se o seu bebê está com bronquiolite: A barriguinha do bebê está afundando quando o bebê respira. Respiração muito ofegante.

Quando a bronquiolite volta?

O alerta permanece para os maiores porque a bronquiolite não produz imunidade, o que significa que o mesmo paciente pode ter a infecção mais de uma vez. Os mesmos vírus que causam sintomas leves em adultos e crianças maiores podem causar bronquiolite em menores de um ano de idade.

O que fazer para a gripe não virar bronquiolite?

Ações para prevenir

  1. Tome a vacina de gripe, já que ela ajuda a diminuir os sintomas mais graves da doença;
  2. Evite aglomerações, especialmente se houver outras crianças com doenças respiratórias (e não leve seu filho com febre e resfriado para creche, escola ou festas infantis);
  3. Mantenha os ambientes ventilados;

O que fazer para evitar a bronquiolite?

Para evitar a bronquiolite, é de suma importância adotar medidas simples de higiene, como lavar as mãos frequentemente, evitar contato com pessoas que apresentam os sintomas da doença, limpar regularmente as superfícies e objetos que são tocados com frequência e manter a vacinação em dia.

Como evitar que o bebê pega bronquiolite?

Os pais também devem evitar levar as crianças para locais com aglomeração de pessoas, como shoppings, já que a circulação dos vírus é maior. Além disso, a orientação é evitar a exposição passiva ao fumo e o contato dos bebês com pessoas gripadas.

Como eliminar o catarro da bronquiolite?

Ao longo do dia jogar soro fisiológico nasal com seringa, conta gotas ou em jato, no mínimo 10 vezes ao dia! Existe também a solução salina nasal hipertônica, e pode ser usada também, porém menos vezes ao dia, pois é mais irritativa, apesar de melhorar mais que somente o soro fisiológico a drenagem das secreções.

Como curar bronquiolite rápido?

De modo geral, o tratamento caseiro para a bronquiolite consiste principalmente na ingestão de líquidos, sendo importante oferecer água para a criança, em doses pequenas e frequentes, para garantir a hidratação e ajudar na limpeza e umidificação das vias respiratórias.

O que fazer para bronquiolite não voltar?

Tome a vacina de gripe, já que ela ajuda a diminuir os sintomas mais graves da doença; Evite aglomerações, especialmente se houver outras crianças com doenças respiratórias (e não leve seu filho com febre e resfriado para creche, escola ou festas infantis);

Como curar de vez a bronquiolite?

Não existe tratamento para a causa da bronquiolite, é possível realizar apenas tratamentos sintomáticos. “A grande maioria das crianças que têm um quadro de bronquiolite nem chegam à emergência e, daquelas que procuram, uma pequena quantidade precisa ser internada”, explica Márcio Nehab.

Como proteger meu filho da bronquiolite?

A melhor maneira de proteger seu bebê da bronquiolite é mantê-lo longe do vírus que a causa. Quando possível, especialmente quando ele é um bebê, evite contato próximo com crianças ou adultos que estejam no início do ciclo de infecções respiratórias (quando a doença é mais contagiosa).

Como eliminar o vírus da bronquiolite?

Como todo quadro viral, não existe um remédio específico para tratar a bronquiolite. A melhora depende da resposta imunológica da criança para eliminar o vírus.

Quantas vezes o bebê pode ter bronquiolite?

O alerta permanece para os maiores porque a bronquiolite não produz imunidade, o que significa que o mesmo paciente pode ter a infecção mais de uma vez.

O que fazer para não ter bronquiolite?

Para evitar a bronquiolite, é de suma importância adotar medidas simples de higiene, como lavar as mãos frequentemente, evitar contato com pessoas que apresentam os sintomas da doença, limpar regularmente as superfícies e objetos que são tocados com frequência e manter a vacinação em dia.