6 mins read

Quem não recebeu o PIS por causa da RAIS?

Quem não recebeu o PIS por causa do RAIS?

Saiba recorrer se não receber o abono do PIS/Pasep

O trabalhador que julga ter direito ao abono, mas não consta na lista de beneficiários pode recorrer ao Ministério do Trabalho e Emprego. Também é possível apresentar o recurso caso discorde do valor a ser pago.
Em cache

Onde reclamar que não recebeu o PIS?

A Caixa recomenda que o trabalhador entre em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): Aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou Portal gov.br. Há também a possibilidade de o trabalhador não possuir conta ativa no banco em questão.
Em cache

Quando a RAIS é entregue em atraso o funcionário recebe o PIS?

Entre uma das consequências do não registro das informações na RAIS, está a não liberação do PIS para os trabalhadores. Nessas situações, o funcionário pode entrar em contato com a empresa informando o ocorrido e então a instituição precisa enviar a RAIS retificadora, conforme indicado pelo Governo.
Em cache

O que fazer se o meu PIS não foi depositado?

É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.

Como saber se a empresa declarou a RAIS para receber o PIS?

Para consultar dados da RAIS, acesse a Consulta Trabalhador. Por ele, é possível verificar os dados da entrega da declaração RAIS, feitas através do GDRAIS com base nos dados do eSocial. O acesso é feito informando o CPF e o código da imagem.

Como atualizar o RAIS para receber o PIS?

Para retificar os campos: PIS / PASEP , data de admissão, data de desligamento e CBO , o estabelecimento/entidade deverá: gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS Genérico (1976-2021), somente com o(s) empregado(s) a ser(em) retificado(s) e realizar a sua transmissão; e.

Como saber se a empresa pagou o RAIS?

Para isso, basta acessar o Portal da RAIS e fazer o login com o certificado digital da mesma. Assim, você consegue fazer a consulta RAIS pelo CNPJ.

Tem como recorrer para receber o PIS?

O recurso pode ser registrado no site: www.gov.br/trabalho-e-emprego > 3 barrinhas no canto superior esquerdo > Canais de atendimento > Formulário de contato > No assunto, insira “Abono salarial” > Preencha os dados e explique o motivo da contestação. Também é possível se informar pelo número 158.

O que acontece quando a RAIS é entregue fora do prazo?

O atraso na entrega da declaração, omissão ou declaração falsa ou inexata, sujeita o estabelecimento à multa, conforme determina a Portaria nº 14, de 10 de fevereiro de 2006, alterada pela Portaria nº 688, de 24 de abril de 2009.

Como entrar em contato com a RAIS?

Para obter informações sobre o Abono Salarial, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego, por um destes meios:

  1. ALÔ TRABALHO (Disque 158);
  2. a unidade regional do trabalho mais próxima da sua localidade.

Quanto tempo demora para cair a retificação da RAIS?

Em média 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este é um serviço do(a) Ministério do Trabalho e Emprego .

O que a RAIS tem a ver com o PIS?

O que é RAIS ? A gestão governamental do setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais – RAIS .

Como entrar em contato com o Ministério do Trabalho sobre o PIS?

Para obter informações sobre o Abono Salarial, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego, por um destes meios:

  1. ALÔ TRABALHO (Disque 158);
  2. a unidade regional do trabalho mais próxima da sua localidade.

O que fazer se a empresa não entregou o RAIS a tempo?

E SE O EMPREGADOR ENTREGOU COM ATRASO? O pagamento do abono salarial para trabalhadores identificados em RAIS fora do prazo, entregues até 30 de setembro de 2020, serão disponibilizados a partir de dezembro de 2020, conforme calendário de pagamento anual 2020/2021.

Como informar a RAIS para receber o PIS?

Para saber se a empresa declarou a RAIS, basta acessar o Portal RAIS e clicar em “Declaração já entregue''. Em seguida, selecione a opção “Consultar Trabalhador'' e coloque o CPF e o código da imagem.

Como conseguir a RAIS para receber o PIS?

A transmissão da declaração da RAIS dos anos anteriores (1976 a 2021) deve ser efetuada a partir do programa GDRAIS Genérico, através das opções “Gravar Declaração" ou “Transmitir Declaração". Acesse a página de download para obter o programa.

Como resolver problema do PIS no Ministério do Trabalho?

COMO RESOLVER PROBLEMA DE IMPEDIMENTO ELOS PIS PASEP

Se em até três dias a situação com os elos PIS PASEP não mudarem, será necessário ligar para a central de atendimento do Ministério do Trabalho, o "Alô Trabalhador" pelo número 158.

Quanto tempo demora para a RAIS cair no sistema?

Em média 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este é um serviço do(a) Ministério do Trabalho e Emprego . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.