5 mins read

Quem nasce em Dom Expedito Lopes?

Quantos habitantes tem na cidade de Dom Expedito Lopes Piauí?

6.320 pessoas

A população da cidade de Dom Expedito Lopes (PI) chegou a 6.320 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -3,79% em comparação com o Censo de 2010.

Quem foi padre Hosana?

Filho de pais muito pobres, foi ordenado padre em Roma, em 1938. Consagrado bispo, foi para a diocese de Oeiras, no Piauí. Em 1965, foi nomeado pelo Vaticano para a Diocese de Garanhuns, com a principal finalidade de resolver problemas em relação a quatro padres, envolvidos em política e com mulheres.

Onde fica a cidade de Dom Expedito Lopes?

Dom Expedito Lopes é uma cidade do estado do Piauí, Brasil. Localiza-se na microrregião de Picos, mesorregião do Sudeste Piauiense. A origem do município se deu em homenagem a D. Francisco Expedito Lopes que foi o primeiro Bispo de Oeiras sendo a sua posse no ano de 1949.

Quem Matou Dom Expedito Lopes?

Dom Expedito era bispo de Garanhuns-Pernambuco. Em 1957, foi assassinado por padre Hosana com três tiros de revólver.

Quem matou o padre Hosana?

Em 1997, aos 84 anos, foi brutalmente assassinado, atingido por golpes de madeira na cabeça, crime nunca desvendado. Está parado, no Vaticano, o processo de canonização de Dom Expedito. Que tem anexado dois milagres comprovados: a de um dentista que acudiu o religioso baleado e teve as calças molhadas pelo sangue.

Quem foi o fundador do distrito de Santo Antônio dos Lopes?

Antonio Pereira Lopes, fundador do povoado que lhe deu origem; Durval Januário dos Santos, primeiro prefeito (nomeado pelo Governador Newton de Barros Bello);

Como morreu padre Hosana?

Folha de S. Paulo – Padre que matou bispo é assassinado – 8/11/1997. O padre Hosana de Siqueira e Silva, 85, que em 1957 matou a tiros de revólver o bispo de Garanhuns, dom Francisco Expedito Lopes, foi assassinado ontem a pauladas na fazenda onde morava, em Correntes (278 km de Recife).

Quem foi o primeiro prefeito eleito de Santo Antônio dos Lopes?

Durval Januário dos Santos, primeiro prefeito (nomeado pelo Governador Newton de Barros Bello);

Quem é o prefeito de Santo Antônio dos Lopes?

Emanuel Lima de OliveiraSanto Antônio dos Lopes / Prefeito

Quem nasce em Santo Antônio dos Lopes?

Quem nasce em santo Antônio dos Lopes (gentílico) é santoantoense. Quanto a sua formação administrativa, o município foi elevado à categoria de município e distrito de santo Antônio dos Lopes, pela lei estadual Na 2179 de 30 de dezembro de 1961, desmembrado só município de pedreiras.

Qual é o nome do primeiro prefeito do Brasil?

Antonio Faustino dos Santos – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quem foi o fundador de Santo Antônio dos Lopes?

Antonio Pereira Lopes, fundador do povoado que lhe deu origem; Durval Januário dos Santos, primeiro prefeito (nomeado pelo Governador Newton de Barros Bello);

Onde nasceu Santo Antônio?

Lisboa

Santo António nasceu em Lisboa em data incerta, numa casa, assim se pensa, próxima da Sé, às portas da cidade, no local onde posteriormente se ergueu a igreja que lhe foi dedicada. A tradição indica 15 de agosto de 1195, mas não há documento fidedigno que confirme esta data.

Quem é o vice do prefeito?

Ele é o substituto do prefeito municipal em caso de ausência por licença ou outro impedimento. Pode e deve exercer função dentro da administração municipal.

Quantos anos pode se candidatar a prefeito?

35 anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; • 30 anos para Governador e Vice-Governador de Estado; • 21 anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito e Vice-Prefeito; • 18 anos para Vereador. 1.

Porque a imagem de Santo Antônio tem um bebê no colo?

A imagem de Santo António é, como se sabe, representada com o Menino Jesus ao colo pela grande cumplicidade e companheirismo entre os dois. Conta a lenda que, em Mação, ia o Santo buscar lenha do outro lado do Tejo, a pedido de sua mãe, quando verificou, na volta, que barco e barqueiro tinham desaparecido.

Qual foi o milagre do Santo Antônio?

Segundo consta, o milagre dos pães ocorreu em virtude da bondade e caridade do Santo. Ele sentia tanta pena dos pobres que dava os pães do convento a todos os que iam pedir esmolas. Certa ocasião o frade padeiro correu alarmado a contar a Frei Antônio que haviam roubado todos os pães e nada tinha a dar aos confrades.

Como se chama o marido da Vice-prefeita?

Segundo-cavalheiro

Assim como acontece com segunda-dama, a versão masculina também é utilizada para se referir aos maridos de vice-governadoras e vice-prefeitas municipais.