5 mins read

O que é polidrâmnio e Oligodramnio?

Qual a diferença entre polidrâmnio e Oligodramnio?

A paciente será diagnosticada com oligodrâmnio se o valor encontrado for menor que 2cm, e terá diagnóstico de polidrâmnio se o valor for maior ou igual a 8cm.
Em cache

O que é o polidrâmnio?

Polidrâmnio é excesso de líquido amniótico; pode ser causado por malformações fetais, gestação múltipla, diabetes materno e várias doenças fetais.

O que o polidrâmnio pode causar?

As mulheres com polidrâmnio também são mais propensas a entrar em trabalho de parto prematuramente. O polidrâmnio leve que ocorre no final da gravidez, com frequência não causa problemas graves. O polidrâmnio mais grave pode ser tratado com medicamentos ou através da remoção do fluido extra.

O que o polidrâmnio pode causar no bebê?

malformações digestivas do feto (atresia de esôfago, estenose duodenal, espinha bífida) insuficiência cardíaca fetal. Infecções materno-fetais.
Em cache

O que faz o líquido amniótico diminui?

A reabsorção do líquido amniótico acontece principalmente pela deglutição fetal, absorção intestinal e trocas entre o sangue da mãe e do bebê”, esclarece. Quando a gestante apresenta líquido amniótico insuficiente, pode perceber uma redução nos movimentos do bebê e a perda dessa substância, que escorre pelas pernas.

Qual é o volume normal de líquido amniótico?

O volume considerado normal para o líquido amniótico varia de acordo com a idade gestacional, e estes valores encontram-se em torno de 250 ml na 16ª semana, 800 ml na 28ª semana, atingindo 1.000 ml na 34ª semana(7). Estes são valores médios, aceitando-se grande margem de variação dentro da faixa de normalidade.

O que pode causar Oligoidrâmnio?

Oligoidrâmnio pode ser causado por insuficiência uteroplacentária, fármacos, anomalias fetais ou ruptura das membranas. Ele pode causar problemas no feto (p.

Como tratar polidrâmnio?

De maneira geral, o tratamento da polidramnia consiste em diagnosticas e tratar a causa ( controle da glicose no diabetes gestacional, transfusão sanguínea intra-uterina para anemia fetal, laser de anastomoses placentárias na síndrome de transfusão feto-fetal).

O que pode causar excesso de líquido na gravidez?

O líquido amniótico aumentado pode ser um alerta de que a gravidez precisa de atenção médica extra. Ele é o que envolve e protege o bebê durante a gestação, também é responsável pelo fornecimento de oxigênio e por manter a temperatura adequada durante a vida intrauterina.

Como identificar polidrâmnio?

2O polidrâmnio pode ser identificado através de um exame de ultrassom e da identificação de certos sintomas como o crescimento repentino do útero. 3O excesso de líquido nem sempre está relacionado com doenças, já que ele também pode ocorrer por conta de uma gravidez múltipla.

Quando é considerado polidrâmnio?

Geralmente é detectado após 20 semanas (geralmente no 3º trimestre) e pode ser suspeitara quando a mulher apresenta um tamanho de barriga ou fundo de útero aparentemente grande e maior do que o real período da gestação.

Qual o limite mínimo de líquido amniótico?

O volume considerado normal para o líquido amniótico varia de acordo com a idade gestacional, e estes valores encontram-se em torno de 250 ml na 16ª semana, 800 ml na 28ª semana, atingindo 1.000 ml na 34ª semana(7). Estes são valores médios, aceitando-se grande margem de variação dentro da faixa de normalidade.

Quando considerar oligoidrâmnio?

O oligoidrâmnio é diagnosticado pelo ILA (quando o soma- tório dos diâmetros verticais dos maiores bolsões é inferior a 5,0 cm ou ao percentil 5 para a idade gestacional) ou pela técnica do MBV, com o maior bolsão vertical medindo menos que 2,0 cm.

Qual o tratamento para oligoidrâmnio?

Não existe um tratamento específico para o pouco líquido. Seu médico pode recomendar uma boa ingesta de líquidos e repouso, mas não existe uma evidência clara de que isso possa aumentar o volume de líquido amniótico.

É perigoso para gestante ter excesso de líquido?

Felizmente, a grande maioria dos casos de polidrâmnio resultam em bebês perfeitamente saudáveis e sem nenhum problema de saúde.

Quando o líquido amniótico é considerado alto?

A quantidade varia dependendo do momento da gravidez. No início da gestação, há apenas alguns poucos mililitros de líquido amniótico, mas essa quantidade vai aumentando até a 36-37ª semana, quando atinge seu valor máximo entre 800 e 1000 mL.

O que pode causar o aumento do líquido amniótico?

Líquido amniótico aumentado pode ser causado por alguns fatores como: infecções virais e DSTS, problemas de má formação do feto, porém a mais comum é a diabetes gestacional.

O que comer para aumentar o líquido amniótico?

Proteínas. Garante o crescimento e desenvolvimento do bebê e a formação da placenta, líquido amniótico e aumento do útero. Além disso, as proteínas são ricas em ferro, vitaminas do complexo B e fósforo. Onde encontrar: carne, clara do ovo, peixe, frango e leguminosas.